Nossa História

Peneira com café Topázio
Peneira com café Topázio

press to zoom
Peneira com café Topázio
Peneira com café Topázio

press to zoom
1/1
Uma tradição de família

É impossível contar a história da Razena sem voltar no tempo, mais precisamente na década de 1960, com o Sr. Domingos Papa, avô dos criadores da marca e pioneiro na produção de café no norte do Paraná.

Em uma pequena propriedade, nas proximidades de  Cambira - PR, que se iniciou o cultivo do café e por lá, durante muitos anos o café permaneceu sendo a fonte de renda da família. Mas foi no ano 2000, motivado pelo sonho de um local onde o clima fosse mais favorável ao cultivo, visto que repetidas vezes Sr. Domingos teve a produção assolada por geadas, sendo a mais marcante delas a Geada Negra, de 1975, que veio a ideia de tentar o cultivo numa região ainda pouco explorada na época, o Cerrado Mineiro, mais precisamente na cidade de Serra do Salitre - MG. É lá que estão localizadas as duas propriedades vizinhas, Fazenda Cambira e Olho d'Água, onde são produzidos boa parte dos cafés que você consome.

Já a Razena em si, nasceu da vontade de compartilhar as preciosidades produzidas no Cerrado com amigos e familiares, coisa que já era feita de maneira informal durante anos.

Foi em 2017 que surgiu a ideia de profissionalizar o negócio e criar uma marca, uma marca que remetesse à família, onde tudo começou, e é daí que vêm nosso nome, Razena é o nome do primeiro povo que habitou a Itália, e também uma homenagem a nossos antepassados, Italianos.

Desde a criação da marca, nosso fundador Gabriel vai à fazenda todos os anos, para coordenar e auxiliar na colheita dos melhores lotes da Fazenda, os quais são escolhidos a dedo, desde o talhão ao processo de secagem, visando manter o nível de excelência que vocês conhecem. Esses lotes, após passar por um rigoroso controle de qualidade, onde só entram cafés de fato especiais, são trazidos para o Paraná para que possamos desfrutar dessa delícia cheia de sabor e também cheia de história.